5 Princípios para Fazer Uma Boa Redação
(Imagem criada pelo próprio autor do blog) |
Este post vai falar sobre os princípios básicos para escrever uma boa redação no vestibular, ou para melhorar a qualidade da sua redação, seja qual for o exame ou concurso que você estiver fazendo.
Este post vai focar em 5 grandes princípios para uma boa redação.
Princípio 1 - Diversidade de Ideias
Em geral, você não vai saber qual o tema de uma redação antes do dia. Portanto, como você não sabe qual será o tema, você deve estar preparado para temas diferentes. Isso significa que você precisa se manter informado sobre os acontecimentos do país e do mundo, e precisa ter uma noção geral sobre a maioria dos assuntos que são importantes para a maioria das pessoas atualmente.
Princípio 2 - Construção de Texto
Para escrever uma ótima redação, você precisa estar acostumado a escrever textos. Se você nunca escreve na vida, e de repente tiver que escrever vários parágrafos em linguagem formal, você provavelmente irá passar trabalho e o resultado provavelmente não ficará muito bom. Portanto, pratique.
Escreva textos, escreva de forma criativa, escreva com frequência.
Princípio 3 - Riqueza de Vocabulário
Em uma redação, será exigido que você não fique sempre repetindo as mesmas palavras. Você precisa ser capaz de utilizar diferentes palavras. A repetição de palavras muitas vezes é penalizada em uma redação, e você perderá uma parte da nota se fizer isso.
Para aprender e se acostumar com diferentes palavras, é importante ter e praticar o hábito da leitura. Leia livros, leia sites, leia revistas, leia textos em diferentes lugares. Leia textos informais e textos formais. Leia muito e leia frequentemente. Para tornar isso mais agradável, leia assuntos que interessam você.
Princípio 4 - Organização
Talvez você pense que apenas por organizar o texto em parágrafos ele automaticamente estará organizado. Isso é um erro.
A organização tem a ver também com as ideias que você apresenta em cada parágrafo.
Tradicionalmente nas redações de concurso, o texto costuma ser dividido em 4 partes.
1 - Apresentação ou Introdução
2 - Desenvolvimento 1
3 - Desenvolvimento 2
4 - Conclusão
Algumas pessoas preferem fazer 3 parágrafos de desenvolvimento em vez de 2. Isso é uma escolha individual, mas tome cuidado com o limite de linhas que o texto pode ter. Se você tentar escrever muitos parágrafos de desenvolvimento, pode faltar espaço para a conclusão.
Para organizar o texto, existem diferentes formas.
Como Organizar o Texto de Uma Redação: Forma 1 - Rascunho
Algumas pessoas gostam de escrever rascunhos de seu texto antes de escrever o texto final. Muitos exames oferecem um papel de rascunho para esse propósito.
Tenha cuidado para não perder muito tempo com o rascunho, pois se você tentar escrever todo o seu texto em um rascunho, você terá de escrever todo o texto duas vezes: uma vez no rascunho e outra vez na forma definitiva. Por esse motivo, este blog não recomenda você fazer um rascunho total do seu texto.
Como Organizar o Texto de Uma Redação: Forma 2 - Mapa Conceitual
Este método é mais eficiente porque a quantidade de texto que você precisa escrever no rascunho é muito menor. Em vez de escrever o texto completo, você escreve apenas as ideias de cada parágrafo.
Vamos utilizar um exemplo. Vamos dizer que o tema da redação é "Água no Brasil".
Este poderia ser um exemplo de um mapa conceitual para uma redação sobre esse tema:
EXEMPLO DE ESTRUTURA DA REDAÇÃO
1 - Apresentação - Por que a água é importante para as pessoas no Brasil? Quais os principais problemas atuais?
2 - Desenvolvimento 1 - Primeira possível solução para o problema: campanhas públicas de conscientização de uso e desperdício da água.
Responder as seguintes perguntas no parágrafo de desenvolvimento:
- Onde essas campanhas vão acontecer? Nas escolas, nos locais de trabalho?
- Quem vai pagar por essas campanhas? Dinheiro público ou iniciativa privada? Ou uma parceria entre os dois?
- Quem vai organizar as campanhas? Não escreva apenas "o governo". Qual parte do governo? Algum ministério? Governo federal ou estadual?
- Qual o público-alvo? Adultos ou jovens? Os dois?
3 - Desenvolvimento 2 - Segunda possível solução para o problema: melhoria na eficiência do uso industrial da água.
Responder as seguintes perguntas no parágrafo de desenvolvimento:
- Por que o gasto de água na indústria seria preocupante? (Usar dados, importância de estar informado)
- Se o gasto de água na indústria não pode ser evitado, como ele pode se tornar mais eficiente para poupar mais água?
- A melhoria será por meio da tecnologia? De onde virá essa tecnologia? Das universidades, dos laboratórios?
- Isso pode ser patrocinado por alguém? Pelo governo ou por empresas? Ou pelos dois?
- Pode haver incentivos para isso ocorrer? Incentivos para empresas que diminuírem o uso da água? Recompensas para universidades que criarem novas tecnologias? Quem pode dar essas recompensas?
4 - Conclusão - O que precisa ser feito (de forma resumida), quem pode fazer isso e qual a urgência do problema.
Princípio 5 - Ser Específico
Em geral, nas redações, são apresentados problemas que precisam ser resolvidos. Um erro comum em redação é não dizer exatamente quem precisa resolver o problema ou como isso vai ser feito.
Um tema para redação pode ser "Educação no Brasil".
Uma pessoa que escreve "o governo precisa melhorar a educação" provavelmente não terá uma nota tão boa quanto a pessoa que escrever "o governo federal precisa buscar mais recursos para investir na educação".
Você não pode ser muito genérico a ponto de dizer "o governo precisa fazer alguma coisa", você precisa dizer o que precisa ser feito, por quem e como.
Qual parte do governo vai investir na educação? De onde virá o dinheiro? Aumentarão os impostos? Buscarão parcerias com empresas? Darão incentivos fiscais para empresas que investirem em educação?
Onde exatamente a educação precicsa ser melhorada? Nas escolas federais, nas escolas estaduais ou nas escolas municipais?
O que exatamente seria essa melhoria? Mais professores? Uma estrutura melhor? Mais comida para os estudantes? Mais atividades extraclasse? Mais livros?
Qualquer pessoa pode dizer que a educação precisa melhorar. Em uma redação, você precisa apresentar soluções. Dizer que a educação precisa melhorar não é apresentar uma solução. Você precisa apresentar formas como isso pode acontecer, e isso vale para qualquer tema de uma redação.