5 Princípios para Fazer Uma Boa Redação

Princípios para escrever uma boa redação para exames, vestibulares e concursos
(Imagem criada pelo próprio autor do blog)

Este post vai falar sobre os princípios básicos para escrever uma boa redação no vestibular, ou para melhorar a qualidade da sua redação, seja qual for o exame ou concurso que você estiver fazendo.

Este post vai focar em 5 grandes princípios para uma boa redação.

Princípio 1 - Diversidade de Ideias

Em geral, você não vai saber qual o tema de uma redação antes do dia. Portanto, como você não sabe qual será o tema, você deve estar preparado para temas diferentes. Isso significa que você precisa se manter informado sobre os acontecimentos do país e do mundo, e precisa ter uma noção geral sobre a maioria dos assuntos que são importantes para a maioria das pessoas atualmente.

Princípio 2 - Construção de Texto

Para escrever uma ótima redação, você precisa estar acostumado a escrever textos. Se você nunca escreve na vida, e de repente tiver que escrever vários parágrafos em linguagem formal, você provavelmente irá passar trabalho e o resultado provavelmente não ficará muito bom. Portanto, pratique.

Escreva textos, escreva de forma criativa, escreva com frequência.

Princípio 3 - Riqueza de Vocabulário

Em uma redação, será exigido que você não fique sempre repetindo as mesmas palavras. Você precisa ser capaz de utilizar diferentes palavras. A repetição de palavras muitas vezes é penalizada em uma redação, e você perderá uma parte da nota se fizer isso.

Para aprender e se acostumar com diferentes palavras, é importante ter e praticar o hábito da leitura. Leia livros, leia sites, leia revistas, leia textos em diferentes lugares. Leia textos informais e textos formais. Leia muito e leia frequentemente. Para tornar isso mais agradável, leia assuntos que interessam você.

Princípio 4 - Organização

Talvez você pense que apenas por organizar o texto em parágrafos ele automaticamente estará organizado. Isso é um erro.

A organização tem a ver também com as ideias que você apresenta em cada parágrafo.

Tradicionalmente nas redações de concurso, o texto costuma ser dividido em 4 partes.

1 - Apresentação ou Introdução

2 - Desenvolvimento 1

3 - Desenvolvimento 2

4 - Conclusão

Algumas pessoas preferem fazer 3 parágrafos de desenvolvimento em vez de 2. Isso é uma escolha individual, mas tome cuidado com o limite de linhas que o texto pode ter. Se você tentar escrever muitos parágrafos de desenvolvimento, pode faltar espaço para a conclusão.

Para organizar o texto, existem diferentes formas.

Como Organizar o Texto de Uma Redação: Forma 1 - Rascunho

Algumas pessoas gostam de escrever rascunhos de seu texto antes de escrever o texto final. Muitos exames oferecem um papel de rascunho para esse propósito.

Tenha cuidado para não perder muito tempo com o rascunho, pois se você tentar escrever todo o seu texto em um rascunho, você terá de escrever todo o texto duas vezes: uma vez no rascunho e outra vez na forma definitiva. Por esse motivo, este blog não recomenda você fazer um rascunho total do seu texto.

Como Organizar o Texto de Uma Redação: Forma 2 - Mapa Conceitual

Este método é mais eficiente porque a quantidade de texto que você precisa escrever no rascunho é muito menor. Em vez de escrever o texto completo, você escreve apenas as ideias de cada parágrafo.

Vamos utilizar um exemplo. Vamos dizer que o tema da redação é "Água no Brasil".

Este poderia ser um exemplo de um mapa conceitual para uma redação sobre esse tema:

EXEMPLO DE ESTRUTURA DA REDAÇÃO

1 - Apresentação - Por que a água é importante para as pessoas no Brasil? Quais os principais problemas atuais?

2 - Desenvolvimento 1 - Primeira possível solução para o problema: campanhas públicas de conscientização de uso e desperdício da água.

Responder as seguintes perguntas no parágrafo de desenvolvimento:

- Onde essas campanhas vão acontecer? Nas escolas, nos locais de trabalho?

- Quem vai pagar por essas campanhas? Dinheiro público ou iniciativa privada? Ou uma parceria entre os dois?

- Quem vai organizar as campanhas? Não escreva apenas "o governo". Qual parte do governo? Algum ministério? Governo federal ou estadual?

- Qual o público-alvo? Adultos ou jovens? Os dois?

3 - Desenvolvimento 2 - Segunda possível solução para o problema: melhoria na eficiência do uso industrial da água.

Responder as seguintes perguntas no parágrafo de desenvolvimento:

- Por que o gasto de água na indústria seria preocupante? (Usar dados, importância de estar informado)

- Se o gasto de água na indústria não pode ser evitado, como ele pode se tornar mais eficiente para poupar mais água?

- A melhoria será por meio da tecnologia? De onde virá essa tecnologia? Das universidades, dos laboratórios?

- Isso pode ser patrocinado por alguém? Pelo governo ou por empresas? Ou pelos dois?

- Pode haver incentivos para isso ocorrer? Incentivos para empresas que diminuírem o uso da água? Recompensas para universidades que criarem novas tecnologias? Quem pode dar essas recompensas?

4 - Conclusão - O que precisa ser feito (de forma resumida), quem pode fazer isso e qual a urgência do problema.

Princípio 5 - Ser Específico

Em geral, nas redações, são apresentados problemas que precisam ser resolvidos. Um erro comum em redação é não dizer exatamente quem precisa resolver o problema ou como isso vai ser feito.

Um tema para redação pode ser "Educação no Brasil".

Uma pessoa que escreve "o governo precisa melhorar a educação" provavelmente não terá uma nota tão boa quanto a pessoa que escrever "o governo federal precisa buscar mais recursos para investir na educação".

Você não pode ser muito genérico a ponto de dizer "o governo precisa fazer alguma coisa", você precisa dizer o que precisa ser feito, por quem e como.

Qual parte do governo vai investir na educação? De onde virá o dinheiro? Aumentarão os impostos? Buscarão parcerias com empresas? Darão incentivos fiscais para empresas que investirem em educação?

Onde exatamente a educação precicsa ser melhorada? Nas escolas federais, nas escolas estaduais ou nas escolas municipais?

O que exatamente seria essa melhoria? Mais professores? Uma estrutura melhor? Mais comida para os estudantes? Mais atividades extraclasse? Mais livros?

Qualquer pessoa pode dizer que a educação precisa melhorar. Em uma redação, você precisa apresentar soluções. Dizer que a educação precisa melhorar não é apresentar uma solução. Você precisa apresentar formas como isso pode acontecer, e isso vale para qualquer tema de uma redação.