Sobre o Blog
Por que o blog Como Melhorar o Português foi criado?
No Brasil, muitas pessoas passam dificuldade ao escrever português formal, em redações, no vestibular, e também nas comunicações diárias (email, redes sociais).
Muitas dessas pessoas possuem várias dúvidas de português, e nem sempre encontram facilmente uma resposta para essas dúvidas.
Por causa disso, acabam passando anos escrevendo de uma forma incorreta (do ponto de vista de português formal), sendo penalizadas em concursos, exames, e às vezes também em entrevistas de emprego.
Na minha opinião, todas as pessoas merecem a oportunidade de ter uma educação de qualidade.
Este blog não tem o objetivo de substituir a educação formal (escolas, universidades), e este blog não é capaz de substituir a educação formal. O objetivo deste blog é ajudar você a melhorar o seu português.
Consulte também Qual é o Objetivo do Blog Como Melhorar o Português?
Para quem o blog Como Melhorar o Português foi criado?
Para todas as pessoas que quiserem melhorar o português, do ponto de vista de português formal.
O que qualifica o autor do blog Como Melhorar o Português?
Apesar de não ser formado em Letras e nem possuir licenciatura em português, atingi nota 980 de 1000 na redação do ENEM, e muitas vezes atingi notas muito elevadas em redações de vestibular e em disciplinas de português ou linguagens.
Quando faço redações, normalmente atinjo notas altas e isso também vale para concursos que envolvam questões de português.
O autor é formado em português?
Eu, o autor do blog, não sou formado em Letras e não possuo licenciatura em português.
Isso significa que eu não deveria estar ensinando português? Isso significa que este blog não deveria existir?
Eu penso que o importante é que as pessoas tenham a oportunidade de adquirirem educação.
Eu não digo que este blog substitui aulas formais (escola ou universidade) de português.
Eu digo que o meu blog pode ajudar você a melhorar o português.
Se você pode estudar na escola, estude na escola. Se você pode estudar na universidade, estude na universidade.
Pense nesse blog como um complemento aos seus estudos.
Isso quer dizer que eu sei tudo de português?
Não. Eu também tenho dúvidas de português às vezes e a minha memória não consegue lembrar de tudo.
Isso quer dizer que na minha vida diariamente eu só falo um português perfeito e formal?
Não, longe disso. Eu falo como todas as pessoas. Meu português falado é informal.
Eu tento usar uma linguagem formal no blog para ajudar o leitor a exercitar o português formal, porque essa linguagem é exigida em muitas provas e muitos exames.
Isso quer dizer que eu sou uma pessoa perfeita e que nunca cometo erros de português?
Não, eu também cometo erros de português. Eu sou humano e humanos cometem erros.
Saber um assunto significa que eu posso ajudar as pessoas com esse assunto, mas isso não quer dizer que eu nunca cometo erros.
Isso significa que todos os posts do blog são perfeitos e que não possuem qualquer tipo de erro?
Não, eu cometo erros de atenção. Eu reviso cada post, mas como são muitos posts, e são muitas palavras, às vezes eu cometo erros de atenção. Regularmente eu volto para cada um dos posts e reviso eles. Porém, por causa da quantidade de posts, isso leva tempo e erros acontecem.
Eu faço um grande esforço para que todos os posts do blog estejam corretos, do ponto de vista de português formal. Isso não quer dizer que você nunca vai encontrar erros, mas isso quer dizer que a maior parte do texto que você ler e encontrar neste blog é um texto que foi revisado e está corretamente escrito, do ponto de vista de português formal.
No entanto, eu repito, por causa do grande volume de texto, e como eu sou apenas uma única pessoa, não posso garantir que cada uma das dezenas de milhares de palavras do blog foi escrita de forma perfeita.
Ainda assim, quanto mais você utilizar o blog, conforme você for adquirindo cada vez mais conhecimento de português. mais você será capaz de identificar os erros de atenção. Além disso, os erros que em geral eu cometo no blog não são erros de português, e sim erros de digitação mesmo. Por exemplo:
"Como você pode ver ensta frase..."
Estes erros em geral são fáceis de ser identificados e não acredito que vão impedir você de aprender português.
Apesar disso, eu faço um esforço para que não existam erros nos posts, nem erros de atenção e nem erros de português.
Se você às vezes comete erros, então por que você escreve posts de português?
Eu penso que apesar de eu ser uma pessoa imperfeita, e fazer posts imperfeitos, eu escrevo os posts da melhor forma possível. Isso quer dizer que, em geral, eles estão corretos do ponto de vista de português formal. Portanto, os meus posts têm o potencial de ajudar as pessoas. Além disso, a quantidade de erros é pequena.
Acredito que algumas pessoas tenham a ideia de que, se você quer ensinar alguma coisa, você deve ser perfeito no que ensina. Eu acho que se essa ideia fosse correta, então nenhuma pessoa poderia ensinar qualquer assunto, já que nenhuma pessoa será perfeita em algo, nunca, porque é da natureza do ser humano cometer erros.
E também é da natureza do ser humano melhorar. Por isso, esse blog existe. Para ajudar você a melhorar.
Todas as pessoas cometem erros às vezes. Algumas tentam esconder.
Os meus erros podem ser vistos por milhares de pessoas que visitam o blog em todos os momentos. Porém, os meus acertos também podem ajudar milhares de pessoas a melhorar o seu português, a conseguir notas melhores em vestibulares e na redação. E isso vai trazer oportunidades para essas pessoas, como entrar em uma universidade ou conseguir um emprego.
Por isso, na minha opinião, vale a pena ter cometido alguns poucos erros, se isso significa que, com a minha obra em geral, o que eu fiz pode ajudar você e muitas outras pessoas.
Qual português é usado no blog?
O blog utiliza, na maior parte do tempo, o português brasileiro formal (PT-BR). Em alguns momentos, para facilitar a comunicação com o leitor, é usado também o português informal.
O português do blog respeita o acordo ortográfico?
O português do blog respeita o Acordo Ortográfico de 1990, que é o acordo ortográfico mais recente em comparação com a publicação dos posts deste blog.
Em outras palavras, este blog utiliza o mais recente acordo ortográfico da língua portuguesa.
Se surgir algum novo acordo ortográfico após este de 1990, e que mude muito a ortografia, neste caso, é possível que a escrita utilizada por este blog caia em desuso ou fique obsoleta.